Pare de se comparar com os outros!
Autoconhecimento e Relacionamentos

Pare de se comparar com os outros!

Quantas vezes você sentiu aquela sensação de que estava atrasado com a vida? Quantas vezes você se sentiu frustrado porque não conseguia fazer tudo que achava que deveria estar fazendo? Esses são sinais de um grande problema: O ato de se comparar com os outros.

De onde vem a percepção de que você está “atrasado” na vida? Geralmente é da comparação da sua vida com a vida dos outros.

De onde vem a ideia de que devemos estar envolvidos em 1 milhão de projetos de uma vez? Geralmente vem da observação de que os outros estão fazendo isso, mesmo que não seja verdade.

Se você sofre desse mal, continua acompanhando o texto porque vamos refletir sobre como viver uma vida com mais autenticidade e com menos comparação.

Em nosso dia a dia existem diversas situações em que comparamos a nossa vida com a dos outros, mesmo sem perceber. Essa comparação pode trazer muito sofrimento e desânimo.

O grande problema da comparação é que ela não é real.

Você não pode comparar o que é mostrado nas redes sociais com aquilo que você vive diariamente. Em outras palavras, como dizem por aí: Você não pode comparar o palco de outra pessoa com os seus bastidores. Não é justo.

Essa angústia de que você poderia estar melhor de vida, estar melhor posicionado na carreira e ter uma família melhor não faz o menor sentido se você pensar: Melhor do que quem?

Cada pessoa tem suas batalhas, todos nós abrimos mão de algumas coisas para conquistar aquilo que é prioridade em nossa vida. Por isso é injusto comparar vidas.

Se você abre mão de passar tempo com a família para focar em seu trabalho terá ganhos e perdas. Se você abre mão de uma carreira bem paga para ter mais tempo livre, também terá ganhos e perdas.

O problema é quando você não tem clareza sobre suas escolhas e quer comparar apenas o ganho das escolhas na vida dos outros. Entende o que quero dizer?

Hoje em dia estamos expostos a “muitos palcos”. Geralmente vemos apenas os ganhos das escolhas dos outros e não as perdas.

Mas isso não é de todo ruim, você pode usar essa informação como inspiração e existe uma grande diferença entre inspiração e comparação.

Inspiração é quando você enxerga novas possibilidades que antes você nem pensava.

Inspiração é quando você admira as escolhas que alguém fez e reflete sobre os ganhos e perdas daquelas escolhas.

Inspiração é quando você entende que é possível, mas que existe um caminho a se percorrer.

Inspiração é quando você utiliza o exemplo de outras pessoas para ser o melhor que você mesmo pode ser.

Então pare de se comparar com os outros e comece a se inspirar.

Você não está atrasado com a vida, o problema é quando não estamos felizes com o caminho, quando não conseguimos aproveitar o caminhar.

Você não precisa fazer tudo de uma vez, você precisa fazer bem feito o que está fazendo.

Quando somos empreendedores precisamos entender que a comparação com os outros pode trazer muito sofrimento. E quando estamos sofrendo não somos a nossa melhor versão.

E como não se comparar com os outros?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta única. Provavelmente ainda iremos nos comparar muitas vezes, mas o importante é sabermos como reverter esse sentimento.

Uma dica que posso deixar é:

Viva uma vida mais autêntica na fé em Cristo e na certeza de que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus!

Quando você tenta viver uma vida mais autêntica sobra menos tempo para se comparar com os outros e mais tempo para se inspirar com os outros. Por que digo isso?

Porque viver com autenticidade em fé dá trabalho.
Porque viver com autenticidade em fé preenche o seu dia a dia.
Porque viver com autenticidade em fé faz você se sentir mais completo.

Para viver com mais autenticidade acredito que existam alguns passos essenciais:

Autoconhecimento

Quando você se conhece melhor o processo de fazer escolhas se torna mais tranquilo e natural, mesmo sabendo dos ganhos e perdas de cada uma delas.

Quando você se conhece melhor você tende a se comparar menos com os outros e refletir mais sobre como você pode ser melhor do que você foi ontem.

Quando você se conhece melhor lembra o quão pecador é e entende que na verdade não merece nada e que tudo o que você tem é presente de Deus. Isso faz com que a gratidão tome o lugar da comparação.

Capacitação

Quando você se capacita amplia a sua visão de si mesmo e a sua visão de mundo.

Quando você se capacita descobre habilidades que não conhecia.

Quando você se capacita começa a enxergar novas possibilidades de escolhas.

Quando você se capacita fica mais preparado para fazer o seu trabalho da melhor maneira possível.

Ação

E por último é preciso ir para o campo de batalha, é lá que tudo acontece e que a teoria é testada.

É no dia a dia que você coloca em prática o que você aprendeu. É nesses momentos que você se descobre ainda mais.

É na ação que você entende que você só pode ser você mesmo e que se comparar com os outros não faz de você nem melhor nem pior.

Se quiser ler nosso artigo “5 Passos para você encontrar um propósito e trabalhar por ele”, clique AQUI.

Se comparar com os outros só deixa você mais longe de quem Deus quer que você seja.
______________

Todos esses passos listados acima só podem ser dados com o auxílio de Deus, então peça a Ele para que você se compare menos com os outros e entenda mais sobre o que Ele quer que você faça em sua vida.

Ser guiado pelo Espírito de Deus lhe dá outra perspectiva da vida. Você irá se comparar cada vez menos com as outras pessoas e ao invés disso irá amar mais a cada uma delas.

Espero que este texto tenha lhe inspirado a viver a sua vida da melhor forma que você puder, se comparando cada vez menos com o palco de outras pessoas.

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” Romanos 12.2

Se gostou deste artigo, compartilha com os amigos para que eles reflitam sobre o tema também.

Se já teve alguma experiência com comparações, deixa aqui nos comentários.

Pare de se comparar com os outros! 😉

Até a próxima,

Post Anterior Próximo Post

Você também poderá gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário