Carreira e Qualidade de Vida

10 Dicas para você alinhar sua carreira com o exemplo de Jesus

Quando pensamos em construir nossa carreira, geralmente o que vem à mente é “competição”. Mas você já pensou que podemos alinhar a nossa carreira com o exemplo de Jesus?

O trabalho de Jesus era falar sobre arrependimento, perdão e salvação unicamente por meio dEle. A tarefa mais importante desse trabalho foi cumprir a lei em nosso lugar, inclusive morrendo pelos nossos pecados.

Durante a construção dessa “carreira”, Ele nos deixou o exemplo de como realizar o nosso trabalho. Nós não conseguiremos reproduzir a perfeição do trabalho de Jesus, mas podemos aprender com Ele como sermos melhores profissionais.

Tem interesse? Continua aqui conosco! 😉

É interessante olhar para Jesus como um empreendedor, isso nos mostra um caminho que podemos levar como referência para o nosso trabalho.

O projeto de Jesus era grandioso e Ele o executou com maestria. Podemos utilizar essa trajetória como inspiração para os nossos dias.

Separei 10 dicas para ajudar você a alinhar a sua carreira com o exemplo de Jesus. Essas dicas são baseadas no comportamento de Jesus que podemos observar através das Escrituras.

1 – Fazer as coisas por amor

Não importa qual é a sua carreira. Não importa quão difícil é o caminho. Não importa quais são as suas tarefas e se você gosta de executá-las. A única coisa que importa, no final, é como e porquê você seguiu o seu caminho.

Jesus fez o que fez por causa do seu amor. Jesus fez o seu trabalho com amor.

Nem sempre com tarefas fáceis, nem sempre com um sorriso no rosto, mas sempre por amor e com amor.

2 – Desenvolver a empatia

Utilize a empatia para desenvolver a sua carreira. Jesus foi empático com as pessoas que o cercavam. Ele conseguia tocar o coração das pessoas ouvindo as suas necessidades.

É claro que Ele sabe realmente o que se passa no coração de cada um, mas nós podemos fazer esse exercício de tentar enxergar a pessoa que está por trás do discurso.
Dessa forma estaremos usando o nosso trabalho para refletirmos Jesus ao mundo.

3 – Procurar o interesse do próximo

Geralmente queremos que a nossa carreira trabalhe para atender os nossos interesses em 1° lugar. Isso é o “natural do mundo” e não é visto como uma coisa errada.

Mas quando queremos alinhar a nossa carreira com o exemplo de Jesus, precisamos pensar no que é o agradável a Deus.

Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Filipenses 2.4

Temos a certeza de que Deus cuidará de nossas necessidades. Consequentemente, isso não deve ser a nossa principal preocupação na construção da nossa carreira, mas sim, levar o Evangelho ao mundo também através do nosso trabalho.

Isso é procurar o interesse do próximo. É querer que ele também seja salvo assim como nós somos.

4 – Fazer o que precisa ser feito, mesmo que seja o caminho mais difícil

O exemplo de Jesus morrendo na cruz por nós é a nossa maior inspiração.
Ele fez o que precisava ser feito, o caminho Dele não foi fácil.

Provavelmente nós não precisaremos morrer por causa do nosso trabalho, mas com certeza faremos coisas que não nos deixarão confortáveis e felizes. Mas se for para fazer o que precisa ser feito e levar o evangelho, vale a pena.

5 – Desenvolver a generosidade

A generosidade só está presente em nossa carreira quando não damos espaço ao medo.
Só quando nós temos a certeza de que não nos faltará nada, é que conseguimos ser generosos.

Ter essa confiança em Deus não é uma tarefa fácil, muitas vezes o medo toma conta e agimos como se os recursos materiais e espirituais fossem escassos. De certa forma podem até ser, mas não esqueçam que Jesus multiplicou pães e peixes, para Ele nada é impossível.

Dê o seu melhor quando compartilhar o seu conhecimento, utilize os seus bens materiais para o trabalho de Deus. Utilizar tudo que somos e temos para o trabalho de levar Cristo para todos é o melhor investimento que podemos fazer na nossa curta vida aqui na Terra.

Esse é um investimento para a eternidade.

6 – Fazer o seu trabalho da melhor maneira

Não importava a circunstância em que Jesus se encontrava, Ele fazia o seu trabalho da melhor maneira.

Ele realmente se preocupava com as pessoas que o cercavam. Ele se preocupava com as dores delas e as atendia conforme a sua vontade.

Jesus não utilizava desculpas para não fazer o seu trabalho. Ele dava o seu melhor e não porque Ele precisava, mas porque nós precisávamos dele.

7 – Treinar a resiliência

Desenvolver a resiliência é fundamental para a nossa carreira. É saber se adaptar às situações, é saber recomeçar depois da queda. É saber que é preciso continuar, mesmo que não pareça existir saída.

Ser resiliente tem a ver com confiar e continuar. É não entender nada, mas saber que Deus está no controle de tudo, mesmo que não nos pareça isso.

Ser resiliente no dia a dia é usar a força que temos porque Jesus mora em nós.

8 – Focar no seu propósito e não na sua popularidade

Focar a sua carreira no propósito é uma dica muito importante.

Não escolha sua carreira por causa de status ou popularidade, escolha algo que tenha a ver com aquilo que você faz de melhor, com os dons que Deus lhe deu.

Trabalhe por aquilo que pode trazer mais pessoas para o Reino de Deus e não por aquilo que pode lhe trazer mais fama, prestígio e dinheiro.

9 – Diminuir a expectativa de retorno

Carreira é quase sempre associada com expectativa de retorno financeiro a longo prazo. Esse conceito faz com que nos sintamos fracassados caso o trabalho não nos traga um bom retorno financeiro.

Mas se queremos seguir o exemplo de Jesus, podemos ver que esse conceito popular não pode ocupar as nossas mentes.

Pode ser que o seu trabalho lhe dê muitos frutos financeiros, mas pode ser que não. Quem decide isso é Deus. Esse não deve ser o foco na construção da nossa carreira, ou não deveria.

10 – Utilizar os erros como oportunidade de crescimento

Por fim, podemos utilizar os nossos erros como aprendizados.
Jesus não errou, mas Ele utilizava o erro das pessoas para lhes mostrar que eram pecadoras e que precisavam de perdão.

Enxergar as nossas falhas nos lembra que somos pecadores e que todos precisamos do perdão de Deus. Isso nos coloca em igualdade com qualquer pessoa deste mundo.
______________

Que Jesus possa ser o seu melhor exemplo e a sua força.

Que você construa a sua carreira com o objetivo de ser um instrumento de Deus.

Que os seus dias possam ser guiados por aquele que nos deu vida e salvação.

Que tudo o que você fizer seja por amor e com amor.

Versículo da semana:

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6.31-33

Post Anterior Próximo Post

Você também poderá gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário