Carreira e Qualidade de Vida

5 Passos para você encontrar um propósito e trabalhar por ele

Sabe aquelas horas em que bate uma angústia porque você não consegue ter clareza sobre como alinhar seus princípios com o seu trabalho? E por causa disso ainda vem aquele desânimo por não conseguir se manter motivado? Todas essas sensações tendem a ser bem menores quando você encontra um propósito e trabalha por ele.

Na vida acontecem muitas transformações, por isso acredito que possamos ter diversos propósitos ao longo do caminho. Não é uma regra, mas é bem possível.

Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir, continue conosco para acompanhar os 5 passos para encontrar um propósito e trabalhar por ele.

Este Blog fala sobre o desenvolvimento de empreendedores cristãos e líderes visionários, onde pessoas que querem ser instrumentos de transformações positivas, assim como você, são capacitadas para fazerem o seu melhor no espaço que ocupam.

Para que isso seja possível, é preciso que exista uma certa clareza sobre o que se quer fazer e aí entra a escolha de um propósito.

Vejo que é muito comum pessoas que se desesperam porque ainda não encontraram um propósito e isso acaba causando muito sofrimento. Se esse é o seu caso, respira fundo e entenda que você não está “atrasado” porque não sabe muito bem o que você quer fazer.

Existem muitos fatores para que você ainda não tenha encontrado um caminho profissional para seguir, entre eles, falta de conhecimento sobre si mesmo e sobre os dons que Deus lhe deu.

O que acontece muitas vezes é que, por não ter um propósito claro, algumas pessoas simplesmente travam e não conseguem continuar. Esse é o seu caso?

Eu percebi que o aprendizado vem através do nosso caminhar. Então mesmo que você esteja fazendo algo que não seja necessariamente o que você gostaria, isso também está lhe ensinando alguma coisa. Aproveite o momento para aprender.

Mas vamos lá para os 5 passos para você encontrar um propósito e trabalhar por ele.

Lembrando que não é uma receita infalível, é o caminho que eu percorri para entender melhor sobre o que eu acreditava. Ou seja, para entender melhor qual era o meu propósito para este momento e escolher um caminho para trabalhar por ele.

Espero que ajude a clarear suas ideias. 😉

1 – Autoconhecimento

Parece um tema batido, mas não deixa de ser fundamental.

Para você encontrar um propósito, você precisa se conhecer melhor. Você precisa de inspiração para se encher de coisas boas que façam você entender quais são os dons e habilidades que Deus lhe deu.

Entender sobre o que você gosta, sobre o que você admira, conhecer suas habilidades, entender seus princípios, tudo isso vai deixando claro quem Deus quer que você se torne.

E aqui entra o gancho para o passo n° 2.

2 – Entenda o que tira você do sério

Aqui quero dizer que você precisa descobrir coisas que você não suporta e que lhe deixam tristes por acontecerem.

Sabe aquelas injustiças que você não suporta ver? Esse sentimento de reprovação pode dar um indício sobre o que é importante para você.

Eu procuro sempre me sentir o mais equilibrada possível, mas quando algo me incomoda de verdade, sei que existe aí alguma coisa que posso fazer para modificar o meu entorno.

Uma das coisas que mais me deixa triste é ver cristãos que querem criar empresas e projetos, mas que não encontram suporte prático para alinhar os princípios cristãos no seu dia a dia.

Mas se esse sentimento parasse aí, não iria ajudar em muita coisa. Então vamos para o 3° passo.

3 – Descobrir o lado oposto do sentimento negativo

Aqui é uma etapa muito importante de análise. Envolve deixar de lado o que lhe incomoda para transformar isso numa informação que faça sentido para um propósito.

O que quero dizer?
Que podemos escolher o lado positivo das coisas, mesmo quando pensamos sobre o que nos deixa tristes.

Vou continuar com o meu exemplo para você entender melhor…

Eu fico triste quando vejo cristãos perdidos em seus empreendimentos sem suporte para entender como aplicar os princípios cristãos no dia a dia. Também posso entender qual é o sentimento positivo disso tudo, que poderia ser:

Eu fico feliz quando pessoas aplicam os princípios cristãos em seus negócios e projetos. Fico feliz quando elas lideram outras pessoas e juntas são instrumentos de Deus para transformações positivas no mundo.

Entende como isso pode dar um direcionamento para encontrar um propósito?

Geralmente temos um propósito quando queremos trabalhar pelo efeito contrário do que não suportamos.

Então não lutamos contra algo, mas a favor de algo. Isso é importante para trazer mais leveza para o seu dia a dia.

Entenda aqui que será necessário fazer escolhas, você vai seguir por um caminho e ir avaliando a trajetória para fazer novas escolhas. Não existe caminho e escolha perfeitos.

4 – Alinhar habilidades com a escolha do propósito

Depois que você escolhe uma causa para trabalhar, precisa aprender como viabilizar isso.

Não existe uma única forma de trabalhar com um propósito e nem uma única profissão para fazer isso. Existem diversas opções e escolher o próximo passo tem a ver com entender como você pode trabalhar sendo o melhor que você pode ser.

Essa também não é uma etapa fácil, mas é relativamente simples.

Pense sobre quais habilidades e dons você pode utilizar para trabalhar com esse propósito. Pense sobre como você pode transformar o seu trabalho atual em preparação para um próximo passo.

Se formos criativos encontraremos formas de implementar aos poucos essa mudança e entenderemos quais são os próximos passos.

5 – Transforme o propósito em serviço

Trabalhar por um propósito tem a ver com o servir, com o compartilhar.

Se quiser ler um post que escrevi sobre Liderança Servidora, é só clicar AQUI.

Quando queremos colocar a mão na massa precisamos entender como traduzir isso em um serviço que possa ser executado.

Daí entendemos como pessoas são tão realizadas com serviços que muitas vezes nós classificamos como “inferiores”. Não existe serviço sem valor se você sabe qual é o valor que está dando para ele.

Quando você encontra um propósito, pode ou não fazer uma transição de carreira, mas muitas vezes precisa apenas ajustar o foco daquilo que você já está fazendo.

No meu caso resolvi mudar drasticamente de carreira e iniciar este projeto aqui na Conteúdo Sustentável, mas abrir o seu próprio negócio não é a única opção. Ser um empreendedor cristão tem mais a ver com empreender ideia e projetos onde quer que você trabalhe.

Você precisa avaliar todos os prós e contras da sua escolha porque toda escolha implica em ganhos e perdas. Esteja ciente do que você vai abrir mão ao escolher o seu caminho.
________________

A nossa motivação faz com que nos mantenhamos em movimento, e ela vem de um motivo, de um propósito.

Aprenda a aprender com todas as situações e a se conhecer melhor.

Não tenha pressa de chegar porque não estamos em uma corrida.

Aprecie o seu caminhar e sirva aos outros com aquilo que você acredita ser positivo.

“Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros.” 1 Pedro 4.10

Se quiser, deixa aqui nos comentários qual foi o seu caminho para encontrar um propósito ou se você ainda não encontrou um.

No vemos em breve! 😉

Um abraço.

Post Anterior Próximo Post

Você também poderá gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário