Sustentabilidade e Inovação
Inovação e Tecnologia

Sustentabilidade para Inovação

Sustentabilidade para inovação!

Geralmente, costumamos ouvir esta frase ao contrário… Inovação para “tal” coisa…

Mas, hoje,convido você a pensar sobre isso de uma forma diferente!

Como a Sustentabilidade pode auxiliar no processo de Inovação dentro da sua empresa?

Você pode estar se perguntando se estamos invertendo as ordens, mas na verdade não é uma inversão. Estamos apenas olhando por um ângulo diferente.

Quem trabalha com a sustentabilidade empresarial sabe que ela permeia toda a organização. Cuidar bem dos colaboradores, respeitar a comunidade e preservar o meio ambiente são alguns dos pequenos gestos que compõe as ações de uma empresa sustentável.

A visão sustentável é tão ampla que pode nos dar muitas ideias sobre onde começar a inovação para melhorar o desempenho de nossas empresas. É aí que a inversão se faz entender.

Podemos usar as diversas áreas de atuação da sustentabilidade (social, ambiental e econômica) para analisarmos nossos negócios e entendermos os principais impactos que causamos e, através dessa informação, promover espaço e ambiente adequado para a inovação.

Estamos cansados de ouvir que a economia vai mal. Vai mal para o desperdício, para produtos de baixa qualidade, para a falta de solidariedade, para o mau uso de nossos recursos naturais. Se formos contra a maré, conseguiremos construir nossos negócios baseados em respeito e responsabilidade. Não existe má economia que acabe com os bons valores.

Devemos estar um passo à frente do hoje. Às vezes um passo à frente do amanhã.

O mercado vai se adaptar à realidade de escassez dos nossos recursos, da consciência de consumo, da preferência pelo ser do que pelo ter. Esse dia está a caminho. Empresas com o olho lá na frente já começaram as mudanças, as inovações, as preparações para um novo mercado.

Inove no jeito de tratar seus colaboradores! Pense em como sua empresa pode ser mais parceira deles.

Inove no jeito de tratar seus clientes! Reflita em como sua empresa pode surpreendê-los com o algo a mais.

Inove na forma de fazer negócios! Dê preferência para empresas sérias, que não promovam o trabalho escravo, que não estão envolvidas em escândalos, que são exemplos de responsabilidade.

Inove na forma de desenvolver produtos e serviços! Encontre a forma de como melhorar seu processo de produção para redução do uso de materiais, de como desenvolver novos serviços para futuras necessidade de uma população mais consciente.

Inove na forma de gestão! Utilize todo o poder criativo que sua empresa tem nas mãos. Não concentre as decisões em apenas algumas pessoas e com a opinião limitada do cargo delas.

Se você está preocupado em manter a empresa com saúde econômica e financeira e está preocupado em auxiliar o desenvolvimento econômico do seu entorno, sua empresa está trabalhando com o pilar econômico da sustentabilidade.

Se você está preocupado com o relacionamento e desenvolvimento dos colaboradores, dos clientes, da comunidade, dos fornecedores e dos demais envolvidos com sua empresa, está trabalhando com o pilar social da sustentabilidade.

Se você está preocupado em diminuir o uso de recursos na produção de produtos e serviços, se está preocupado com a conscientização de seus públicos, se está cuidando dos recursos necessários e vitais para o desenvolvimento de suas atividades, você está trabalhando com o pilar ambiental da sustentabilidade.

O mais interessante é quando você consegue trabalhar esses três pilares não de forma separada, mas entendendo que um não funciona sem o outro.

Quando você olha fora das linhas que você mesmo traçou como sendo “as únicas”, podem surgir as maiores inovações.

Transforme o seu mundo! Use a sustentabilidade para a gestão da inovação. Com certeza a sua empresa estará preparada para qualquer crise.

Um abraço,

Post Anterior Próximo Post

Você também poderá gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário