Quando a comunicação da equipe não anda bem
Liderança e Comunicação

Quando a comunicação da equipe não anda bem…

Você já passou por situações onde não tinha a menor ideia de como as pessoas entenderam a sua mensagem de uma forma tão distorcida? Sim, a comunicação, às vezes, pode ser um pesadelo.

É muito comum existir diferença entre aquilo que você quer dizer e o que as pessoas realmente entendem. O maior problema é quando esse processo começa a prejudicar o trabalho em equipe.

Tem interesse no assunto? Então continue aqui conosco! 😉

Em nosso dia a dia existem diversas situações que são causadas pela falha na comunicação: Um e-mail que não foi enviado, uma conta que não foi paga ou um encontro em que só você foi. Isso pode acontecer com qualquer um de nós.

Esses “atropelos” são muito prejudiciais no contexto dos nossos projetos. Quantas coisas já precisaram ser refeitas porque não foram feitas conforme o “combinado”?

Nós, enquanto líderes, podemos trabalhar para minimizar essas falhas na comunicação. Mas afinal de contas, como fazer isso?

Para lhe ajudar nesse processo, compartilho aqui algumas dicas de como tentamos melhorar a nossa comunicação aqui na Conteúdo Sustentável.

Seja honesto com as palavras

Pode parecer uma dica “boba”, mas ela é fundamental para uma boa comunicação.

Fale sempre, honestamente, sobre o que você precisa que seja feito. Seja honesto quando der um feedback (para ler nosso texto sobre Feedback, clique AQUI).

Seja honesto sobre o que você entendeu dos pedidos feitos a você. O versículo, ao final do texto, ilustra bem este tópico.

Confirme a mensagem de outras formas

Se você repassou alguma informação em uma reunião, mande um e-mail reforçando o combinado. Várias formas de comunicação sobre um mesmo assunto podem diminuir a possibilidade de entendimentos errados.

Pergunte para a outra pessoa o que ela entendeu da mensagem, assim você conseguirá saber se ela foi repassada corretamente.

Separe um tempo para alinhar as ideias

Dica importantíssima!

Se reúnam, periodicamente, para conversar sobre os assuntos da equipe. Essa é uma boa maneira de enxergar de forma mais ampla a visão de cada membro do projeto.

Nós somos influenciados pelo ambiente e podemos mudar de ideia muito rápido, por isso é importante esse processo de alinhamento.

Crie um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para falar

De nada adianta ter uma reunião de alinhamento se o ambiente não coopera com a honestidade da equipe.

Procure ser um líder que dá abertura para a opinião dos liderados. Ouça com o filtro da empatia. Você não precisa aceitar e concordar com todas as opiniões, mas é importante que a equipe saiba que a opinião dela importa.
___________

Ainda sobre melhorar a comunicação, trago um exemplo fantástico de Jesus: Ele usava parábolas para ensinar. Hoje em dia nós também podemos chamar esse processo de Storytelling.

Envolver a equipe utilizando histórias com as quais as pessoas se identificam é uma boa maneira de cativar a atenção. Existem momentos e formas para se usar histórias e, quando bem utilizadas, podem transformar liderados em “fãs” do seu projeto. É só pensar em como, por exemplo, a Disney ainda toca o coração de muita gente adulta (inclusive o meu).

Que Deus nos capacite no desenvolvimento de equipes mais honestas e integradas. Que possamos juntos construir projetos que reflitam o amor de Deus ao mundo.

Versículo da semana:

Que a palavra de vocês seja: Sim, sim; não, não. O que passar disto vem do Maligno.

Mateus 5:37

Post Anterior

Você também poderá gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário