Características do empreendedor cristão
Negócios e Empreendedorismo

5 características do empreendedor cristão – Carta aos Gálatas

Você sabe o que todo empreendedor cristão tem em comum?
A justificação por meio de Cristo e a santificação através da ação do Espírito Santo!

Você já pensou sobre isso?

Esse é o tema central da nossa vida como cristãos: Não podemos fazer nada para nos salvar, não merecemos perdão, mas Deus nos salva e nos santifica. Isso é Graça!!

E você sabe o que mais todo o empreendedor cristão tem em comum?
Algumas características bem específicas!

Tem interesse no assunto? Então continue a leitura! 😉

É comum nos perguntarmos se estamos no caminho certo e se realmente estamos agindo como cristãos, mas afinal de contas, o que é agir como cristão?
De uma forma simples a resposta é: Agir como Cristo agia.
E isso só é possível porque, já perdoados, Deus age através de nós.

É claro que o nosso “velho homem” está sempre tentando ressurgir e atrapalhar o trabalho de Deus, por isso precisamos estar vigilantes e nos arrependermos diariamente.

Este texto serve para refletirmos sobre a nossa própria jornada e analisarmos quantas vezes nós queremos que a nossa vontade seja feita ao invés da vontade de Deus.

Quando nossos desejos estão em primeiro lugar, Deus não está.

Hoje escrevo sobre 5 características que nós cristãos temos quando Deus está no comando da nossa vida e para isso utilizei como base o livro de Gálatas. Neste livro Paulo reafirma para os gálatas que a salvação vem exclusivamente pela fé e não por obras, mas nos dá o entendimento correto sobre as boas obras: são feitas pelo Espírito de Deus através de nós (santificação).

1 – Somos livres para servir

Esta característica pode parecer contraditória, mas a verdade é que pertencemos a alguém: Ou a Deus ou ao diabo.

Se pertencemos a Deus somos livres do pecado, consequentemente somos livres para fazer o que fomos criados para fazer: Viver no amor de Deus.

Fomos criados para a glória de Deus, só podemos descobrir quem realmente somos através dos olhos de quem nos criou.

Precisamos lembrar disso também em nossa vida profissional, ela não está desligada de nossa vida pessoal e espiritual.

Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sejam servos uns dos outros, pelo amor. Gálatas 5:13

2 – Vivemos em um batalha interna

Essa é a realidade de todos nós cristãos enquanto estivermos aqui na Terra: Vivemos numa batalha interna.

Por mais que o Espírito de Deus viva em nós, ainda somos pecadores e sempre desejamos coisas contrárias à vontade de Deus, inclusive como empreendedores.

Mas Paulo nos tranquiliza lembrando que a vida é isso mesmo, essa luta, mas quem permanecer firme na fé até o fim, vai estar com Cristo na eternidade.

Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Gálatas 5:17

3 – Procuramos agradar a Cristo e não a homens

Esta característica não tem a ver com não se importar com as pessoas, mas em não procurar agradá-las com atitudes contrárias à Palavra de Deus.

Como empreendedores cristãos, nosso maior dever é agradar a Cristo. Se tivermos que fazer algo contrário à vontade de Deus para conseguir mais clientes ou para aumentar os lucros (mentir, sonegar, enganar, etc.), devemos abdicar desse “crescimento”.

Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10

4 – Sabemos que o nosso trabalho não tem méritos diante de Deus

Esta característica tem o dom de nos libertar do mundo das aparências e da hipocrisia. Quando nos lembramos disso, é mais fácil entender que não somos “mais santos” do que os outros.

Quando esta característica está presente em nosso dia a dia, nós somos movidos a sermos mais empáticos e misericordiosos porque Deus é assim conosco. Deus nos traz Graça!

Nosso trabalho, a partir de então, é movido pela gratidão da Graça e não por medo do castigo.

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que Cristo morreu em vão. Gálatas 2:21

5 – Cristo vive em nós

Esta característica nos une. Nossa vida como empreendedores cristãos tem um toque especial: A presença de Cristo! Quando se sentir desanimado lembre-se de que Deus vive em você e é Ele quem quer guiar a sua vida pelo caminho da salvação.

O nosso trabalho como empreendedores é, de uma forma única, compartilhar este amor que transborda através de nós.

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:19-20

___________________

A maior lição que Gálatas nos traz é que Deus se deu o trabalho de fazer tudo.

Nós não conseguiríamos cumprir a Lei, Ele nos enviou Cristo para nos salvar. Nós não conseguiríamos crer Nele, Ele nos dá a fé. Nós não conseguiríamos fazer nenhuma boa obra, Ele nos envia o Espírito Santo para trabalhar em nós.

Sim, Deus é bom e, a cada erro nosso, podemos começar de novo por causa da Graça!

Que Deus nos capacite em nossa trajetória como empreendedores cristãos.

Você também pode ler nosso texto: 10 Dicas para você alinhar sua carreira com o exemplo de Jesus.

Versículo da semana:

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Gálatas 5:22-23

Post Anterior

Você também poderá gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário