Seu projeto com uma imagem profissional
Sustentabilidade e Organizações

5 Passos para o seu projeto ter uma imagem profissional

Você já se deparou com alguma postagem, de projetos que você segue, que não passava uma imagem profissional?

Acho que todos nós conseguimos diferenciar, em algum nível, uma comunicação profissional de uma comunicação amadora. Fica evidente a diferença de confiabilidade que uma imagem profissional traz para qualquer projeto.

Por causa disso, e ainda trabalhando muito neste quesito aqui na Conteúdo Sustentável, vamos refletir sobre 5 passos para ter um projeto com uma imagem profissional.

Tem interesse no assunto? Então continue aqui conosco! 😉

Esses 5 passos são utilizados por nós em todos os nossos processos de comunicação. Não é uma “receita de bolo”, mas espero que ajude a clarear suas ideias.

Passo 1: Tenha o cuidado para que tudo esteja alinhado com o propósito do seu projeto

Não adianta você ter uma sorveteria e ter uma rosquinha desenhada em sua fachada.

Sim, foi um exemplo bem grosseiro, mas é para exemplificar bem a ideia! 😛

Para que a imagem do seu projeto seja profissional e alinhada com o seu propósito é necessário, antes de tudo, você entender qual é esse propósito.

Eu sei que as coisas podem ser alteradas ao longo do tempo, assim como aconteceu aqui com a Conteúdo Sustentável. Mas lembre-se: é mais difícil ajustar depois que o processo já está no meio do caminho.

Então como primeiro passo, entenda qual é o propósito do seu projeto e com base nele, podemos trabalhar os demais passos.

Para refletir um pouco mais sobre o assunto, você pode ler o texto: 5 Passos para você encontrar um propósito e trabalhar por ele.

Passo 2: Desenvolva um identidade visual

Acredito que este passo seja imprescindível para ter uma imagem profissional em qualquer projeto.

Ter uma identidade visual é construir um “manual” da sua marca que servirá de base para toda a sua comunicação visual.

Isso fará com que se utilize uma linguagem única em qualquer lugar que o seu projeto se posicionar.

Para lhe ajudar melhor na compreensão compartilho um vídeo onde a Arina Blum, doutora em Design, nos explica sobre 9 ideais de uma identidade visual. Para assistir o vídeo, clique AQUI.

A Arina também é responsável pela criação da identidade visual aqui da Conteúdo Sustentável. Aconselhamos, sempre que possível, ter alguém profissional para lhe ajudar na construção da identidade visual do seu projeto.

Passo 3: Aprimore a linguagem utilizada

Junto com a parte visual, e não menos importante, temos a linguagem que utilizamos dentro do nosso trabalho.

É muito importante que toda a comunicação do seu projeto “fale a mesma língua”. É como se o seu projeto tivesse uma voz própria.

Neste passo você precisa entender qual é o público-alvo do seu projeto e qual é o tipo de linguagem ideal para a comunicação com esse público.

Também é muito importante ter o cuidado com a utilização do Português. Escrever de forma correta é um sinal de profissionalismo e de cuidado para com a sua marca.

É claro que às vezes acontecem alguns deslizes, ninguém é perfeito, por isso é importante sempre ter a revisão de pelo menos mais uma pessoa.

Passo 4: Tenha cuidado com o material produzido

Depois que já temos uma identidade visual definida e a linguagem escolhida, precisamos entender os cuidados em relação a produção de material.

Não é legal ter uma marca bem estruturada que acaba sendo utilizada em materiais mal feitos (impressos e para web).

Para este passo sugiro que, se possível, exista o acompanhamento de alguém profissional, isso ajudará muito o seu projeto. Também é importante que você estude conceitos básicos de design.

O cuidado na escolha do tipo de letra e das imagens utilizadas faz total diferença no material final. Tudo precisa estar em harmonia com a sua identidade visual.

Passo 5: Dê o seu toque pessoal

O que vai dar o ar de originalidade ao seu projeto é adicionar o seu toque pessoal.

É claro, este passo deve ser feito de forma bem pensada e elaborado em conjunto com toda a construção da sua identidade visual.

Pense em quais características você tem e que possam ser acrescentadas na “alma” do seu projeto. O seu toque pessoal fará com que ele seja único! 😉
__________________

Todo o trabalho que temos para cuidar da nossa marca, identidade visual e materiais produzidos, serve para desenvolver a imagem profissional em nossos projetos. Esse processo traz mais credibilidade e seriedade ao nosso trabalho.

E se você participa de alguma ONG que não possui recursos financeiros para investir na área de comunicação, conheça o trabalho do Comunicando Amor, um projeto criado pela minha irmã, Júlia Esther, estudante de Publicidade e Propaganda.

Que Deus nos capacite nessa jornada como empreendedores cristãos. Que saibamos cuidar com carinho da comunicação dos nossos projetos para que eles levem da melhor forma possível o amor de Deus ao mundo.

Versículo da semana:

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens

Colossenses 3.23

Post Anterior Próximo Post

Você também poderá gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário